Pular para o conteúdo principal

CLUBE DE LEITURA #LEIAMULHERES EM SANTOS APRESENTA "OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO" DE J.K. ROWLING



No próximo dia 29 de outubro,  acontecerá o encontro do Clube de Leitura Leia Mulheres em Santos, com a mediação de Jam Pawlak e Julia Mikita na Oficina Cultural Pagu, situada na Cadeia Velha, Praça dos Andradas, S/N,  no horário das 15:00 às  17:00 horas,  em  debate estará o livro “Os Contos de Beedle, o Bardo” de J.K. Rowling.  

“Os Contos de Beedle, o Bardo” nos conduzem  ao mundo dos bruxos, ao universo de Harry Potter;   segundo J. K. Rowling, o que a levou a publicar essa coletânea de histórias, foi uma “nova tradução dos contos feita por Hermione Granger”, a amiga inteligente de Harry Potter.

O livro de  J. K. Rowling traz cinco “histórias populares para jovens bruxos e bruxas”, mas que, com as notas explicativas da autora, podem ser perfeitamente lidas pelos “trouxas”, como J. K. Rowling se refere às pessoas sem poderes mágicos, como nós.  

Beedle nos leva ao mundo dos bruxos,  nas asas dos nossos  próprios contos de fada, do lado de cá do mundo dos “trouxas”, com algo em comum, entre os dois mundos, ambos agradaram  imensamente às crianças, principalmente quando  eram narrados pelos pais antes de dormir. Nas palavras da autora,  J.K. Rowling, encontramos uma explicação para a semelhança entre “os contos de Beedle e os contos de fada” – ““a virtude é normalmente premiada e o vício castigado”.

Nos contos de Beedle, no entanto, a magia não é tão poderosa quanto se pensa: seus personagens, apesar de serem dotados de poderes mágicos, não conseguem resolver seus problemas somente com  magia. As histórias mostram, desse modo, que ao contrário do que se pensa, a mágica pode tanto resolver quanto causar problemas ou pode simplesmente não ter efeito nenhum.

As heroínas de Beedle são bem diferentes daquelas dos contos de fada  que nos são familiares; elas não vivem esperando a chegada de  um príncipe que as venham salvar, elas enfrentam o próprio destino. No conto “A Fonte da Sorte”, por exemplo, são as três bruxas, Asha, Altheda e Amata, que procuram  a solução para seus próprios problemas. Elas buscam amor, esperança e a cura para uma doença na chamada “fonte da sorte”. Ao final da estória, elas alcançam aquilo que desejam, muito mais por méritos próprios do que pela magia das águas da fonte que, mesmo sem saberem, “não possuíam encanto algum”.

Para aqueles que sentiam falta de Dumbledore, o poderoso mago Diretor de Hogwarts, J.K. Rowling mata um pouco da saudade: no final de cada conto, há explicações e comentários do bruxo, os quais foram encontrados após sua morte. Suas explanações são bem pertinentes: elas mostram, por exemplo, que no mundo dos bruxos existia um preconceito contra os não-bruxos (os “trouxas”), há ponto de excluí-los dos contos, ou dar-lhes apenas o papel de vilões, e também alertam para o fato de que alguns dos contos foram censurados ao longo da história e adaptados para que se tornassem “adequados para as crianças,” exatamente como aconteceu com os contos de fada de um modo geral, os quais sofreram mudanças no enredo para que pudessem se adequar melhor à escola e ao mundo da criança. No entanto, os contos que nos são apresentados no livro são, segundo Dumbledore, os originais, ou seja, são os contos escritos por Beedle há muito tempo, sem adaptações.

Os contos, traduzidos por Hermione Granger das runas, são inéditos, com exceção de “O Conto dos Três Irmãos”, uma história contada para Harry, Rony e Hermione no sétimo livro da série de aventuras de Harry Potter, que tem papel crucial no fim da saga do jovem bruxo, apresentando-nos a Capa da Invisibilidade de forma espetacular.

Quanto às ilustrações do livro, quem as assina é a própria J.K. Rowling, que doou parte do lucro obtido com a venda de “Os Contos de Beedle, o Bardo” para o “Children’s High Level Group”, uma organização responsável por ajudar cerca de um quarto de milhão de crianças a cada ano.  É J.K. Rowling fazendo a diferença na literatura e no mundo.


A Escritora J.K. Rowling em foco no Clube de Leitura #LeiaMulheres.

                                                                         Serviço:
Clube de Leitura LEIA MULHERES em Santos apresenta
“Os Contos de Beedle, o Bardo” de J.K. Rowling
Dia 29 de Outubro de 2016 às 15:00 horas
Oficina Cultural Pagu – Cadeia Velha
Praça dos Andradas S/N - Centro –Santos – SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Global Smurfs Day

Participei do Dia Mundial dos Smurfs no Brasil com muita alegria, foi um 25 de junho adorável! Compartilhei desenhos de "Os Smurfs" para colorir entre as crianças, e compartilhei histórias dos extraordinários personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford, carinhosamente "Peyo". Os Smurfs são pequenas criaturas azuis que vivem em casinhas no formato de cogumelo, em uma aldeia escondida no meio da floresta. As histórias são envolventes e divertidas, profundamente humanas... Smurfantásticas! Em agosto vamos correr para o cinema e assistir  "Os Smurfs  2" e depois sair por aí distribuindo sorrisos...

O Passaporte Polonês de Chopin, 10 Anos Depois...

  “A simplicidade é a realização máxima.” Fryderyk Chopin (1810-1849) Quando assinei o roteiro e a produção executiva do filme documentário O Passaporte Polonês de Chopin em 2010, não poderia imaginar que colheria frutos tão incríveis até os dias atuais. Dez anos depois do lançamento do nosso filme documentário no Brasil, realizado durante as celebrações do Bicentenário de Nascimento de Fryderyk Chopin, ainda recebo muitos pedidos através das minhas redes sociais, referentes a aquisição de uma cópia em DVD do filme, que realmente está esgotado no mercado, e dezenas de depoimentos emocionantes e em agradecimento à nossa adorável aventura musical, oriundos dos corações mais jovens no auge da sua simplicidade e sinceridade. Na época, trabalhei com o diretor polonês Grzegorz Mielec, que também admirava a música de Chopin, o autêntico poeta do piano. O nosso filme documentário ousou reratar a paixão pela música de Chopin com muita sensibilidade e sentimento; a participação especial

A Incrível Jornada Dos Tsurus...

“Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”. Sadako Sasaki A Incrível Jornada dos Tsurus começou a 110 metros de altura, na Torre  Mercês, em Curitiba. Era uma apresentação para lembrar a tragédia atômica de Hiroshima e Nagasaki, intitulada Buzz of the Peace in Hiroshima and Nagasaki, com o intuito de preservar a memória mundial, lembrando através das artes cênicas, os 50 Anos das explosões atômicas nas cidades japonesas durante a II Guerra Mundial. A tragédia não poderia ser simplesmente esquecida. Milhares de pessoas perderam suas cidades, suas casas e suas famílias. A explosão da bomba atômica destruiu também a essência dos sentimentos humanos. Através do ballet moderno e sob os acordes de "Assim Falou Zaratustra" de Richard Stauss, desenrolou-se a coreografia da dança da espada e do coração em um cenário à luz de velas, no alto da Torre Mercês, em Curitiba. Como o Zaratustra de Nietzsche, a personagem Yoko, vive marcada pela dor. Em