Pular para o conteúdo principal

A Incrível Jornada Dos Tsurus...

“Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.
Sadako Sasaki

A Incrível Jornada dos Tsurus começou a 110 metros de altura, na Torre  Mercês, em Curitiba.

Era uma apresentação para lembrar a tragédia atômica de Hiroshima e Nagasaki, intitulada Buzz of the Peace in Hiroshima and Nagasaki, com o intuito de preservar a memória mundial, lembrando através das artes cênicas, os 50 Anos das explosões atômicas nas cidades japonesas durante a II Guerra Mundial.

A tragédia não poderia ser simplesmente esquecida. Milhares de pessoas perderam suas cidades, suas casas e suas famílias. A explosão da bomba atômica destruiu também a essência dos sentimentos humanos.

Através do ballet moderno e sob os acordes de "Assim Falou Zaratustra" de Richard Stauss, desenrolou-se a coreografia da dança da espada e do coração em um cenário à luz de velas, no alto da Torre Mercês, em Curitiba. Como o Zaratustra de Nietzsche, a personagem Yoko, vive marcada pela dor. Em meio a conflitos consigo mesma e com os escombros do ódio, Yoko redescobre a arte do origami e volta a dançar. Dançando, Yoko supera todos os seus limites, dobrando pequenos tsurus, Yoko encontra o verdadeiro caminho para a paz.


Em 2016, celebramos o aniversário de 21 anos da Incrível Jornada Dos Tsurus em prol da Cultura de Paz, através das artes cênicas,  das artes visuais e da arte do origami.


                                      A Incrível Jornada dos Tsurus ... uma história de amor pela arte do origami,  passada de geração para geração.

E a Incrível Jornada dos Tsurus continua...


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Produção de Eventos Artísticos e Culturais na Pauta do Empreendedorismo

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” Augusto Cury

Primeira turma do Curso deProdução de Eventos Artísticos e Culturais do Senac de Ribeirão Preto. Foto: Jam Pawlak.
Ainda no início  de 2017, tive a honra de integrar a primeira turma do curso de Produção de Eventos Artísticos e Culturais do Senac de Ribeirão Preto; um verdadeiro privilégio para mim e para os meus colegas. Tenho trabalhado com a produção de audiovisual há mais de quinze anos, assinando a produção executiva e os roteiros de filmes documentários. Por outro lado, a pro…

A Menina Do Cartão Postal

Escrever para o público infanto-juvenil é simplesmente maravilhoso. E escrever em parceria com as minhas filhas, Julia Mikita e Isabella Pawlak, é simplesmente extraordinário.
A nossa família sempre compartilhou uma incrível história de amor pelos livros; os nossos passeios culturais favoritos eram direcionados para as livrarias e as bibliotecas, com um toque de jornada literária das descobertas.
Quando surgiu a ideia de escrever uma história para o público infanto-juvenil, decidimos intercalar o amor e a autoestima em harmonia e em pequenas doses de literatura fantástica, pois a fantasia contínua fazendo parte do cotidiano das crianças curiosas.
A personagem Sophia é corajosa, verdadeira e não desiste nunca de ser plenamente feliz. Sophia nasceu para inspirar toda uma geração de meninas cacheadas, para que não tenham vergonha dos seus cachos e muito menos das suas origens.
Nós ousamos dedicar o nosso novo livro, “a todos os diferentes em um mundo de iguais.” “A Menina Do Cartão Postal” …

Sessão de Autógrafos do Livro Poemas de Origami na 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece no período de 04 a 11 de junho de 2017, com o  tema “Do Conhecimento que Liberta ao Amor que Educa”; é uma grandiosa  realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Na 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, os homenageados  são os renomados escritores e personalidades: - Escritor: Fernando Pessoa; - Autor Educação: César Nunes; - Autor Infanto-juvenil: Ricardo Azevedo; - Autora Local: Rosa Maria de Britto Cosenza; - Professora: Maria Ester de Souza; - Patrono: Chaim Zaher. País homenageado: Portugal.
As atividades da 17ª Feira Nacional  do Livro de Ribeirão Preto estão sendo realizadas no Theatro Pedro II, Tenda Sesc (localizada na Praça Carlos Gomes), ACI Ribeirão Preto, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, Centro Cultural Palace, Palacete 1922, Praça do Leitor (Praça XV de Novembro), Sede da OAB Ribeirão Preto, Sesc, Shopping Iguatemi, Sincovarp, Teatro Marista.    A sessão de autógrafos…