Pular para o conteúdo principal

O Passaporte Polonês de Chopin, 10 Anos Depois...

 

“A simplicidade é a realização máxima.”

Fryderyk Chopin

(1810-1849)



Quando assinei o roteiro e a produção executiva do filme documentário O Passaporte Polonês de Chopin em 2010, não poderia imaginar que colheria frutos tão incríveis até os dias atuais.

Dez anos depois do lançamento do nosso filme documentário no Brasil, realizado durante as celebrações do Bicentenário de Nascimento de Fryderyk Chopin, ainda recebo muitos pedidos através das minhas redes sociais, referentes a aquisição de uma cópia em DVD do filme, que realmente está esgotado no mercado, e dezenas de depoimentos emocionantes e em agradecimento à nossa adorável aventura musical, oriundos dos corações mais jovens no auge da sua simplicidade e sinceridade.

Na época, trabalhei com o diretor polonês Grzegorz Mielec, que também admirava a música de Chopin, o autêntico poeta do piano. O nosso filme documentário ousou reratar a paixão pela música de Chopin com muita sensibilidade e sentimento; a participação especial de Nelson Freire foi absolutamente extraordinária, bem como do pianista Zbigniew Raubo, que gravou um depoimento emocionante em Campos do Jordão. O depoimento de Adam Makowicz retratou toda a sua admiração por Chopin.

O grande colaborador da nossa equipe de produção foi o pianista e professor Carlos Eduardo Zappili Albertini, que nos colocou a par do extraordinário legado de Fryderyk Chopin de forma objetiva e singular.

Gratidão a todos que fizeram parte da realização de um grande sonho que sonhamos juntos de olhos bem abertos diante das câmeras, porque se tantas pessoas ainda se lembram do nosso documentário dez anos depois do lançamento do mesmo, isso é verdadeiramente incrível, e não tem preço.



“A simplicidade é a conquista final. Depois de ter tocado uma quantidade de notas e mais notas, é a simplicidade que emerge como a recompensa coroada da arte.” 

Fryderyk Chopin

(1810-1849)


O filme completo está disponível no Youtube no seguinte link: 

O Passaporte Polonês de Chopin

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Incrível Jornada Dos Tsurus...

“Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”. Sadako Sasaki A Incrível Jornada dos Tsurus começou a 110 metros de altura, na Torre  Mercês, em Curitiba. Era uma apresentação para lembrar a tragédia atômica de Hiroshima e Nagasaki, intitulada Buzz of the Peace in Hiroshima and Nagasaki, com o intuito de preservar a memória mundial, lembrando através das artes cênicas, os 50 Anos das explosões atômicas nas cidades japonesas durante a II Guerra Mundial. A tragédia não poderia ser simplesmente esquecida. Milhares de pessoas perderam suas cidades, suas casas e suas famílias. A explosão da bomba atômica destruiu também a essência dos sentimentos humanos. Através do ballet moderno e sob os acordes de "Assim Falou Zaratustra" de Richard Stauss, desenrolou-se a coreografia da dança da espada e do coração em um cenário à luz de velas, no alto da Torre Mercês, em Curitiba. Como o Zaratustra de Nietzsche, a personagem Yoko, vive marcada pela dor. Em ...

A Produção de Eventos Artísticos e Culturais na Pauta do Empreendedorismo

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” Augusto Cury Primeira turma do Curso deProdução de Eventos Artísticos e Culturais do Senac de Ribeirão Preto. Foto: Jam Pawlak. Ainda no início  de 2017, tive a honra de integrar a primeira turma do curso de Produção de Eventos Artísticos e Culturais do Senac de Ribeirão Preto; um verdadeiro privilégio para mim e para os meus colegas. Tenho trabalhado com a produção de audiovisual há mais de quinze anos, assinando a produção executiva e os roteiros de filmes documentá...

Sessão de Autógrafos do Livro Poemas de Origami na 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece no período de 04 a 11 de junho de 2017, com o  tema “Do Conhecimento que Liberta ao Amor que Educa”; é uma grandiosa  realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Na 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, os homenageados  são os renomados escritores e personalidades: - Escritor: Fernando Pessoa; - Autor Educação: César Nunes; - Autor Infanto-juvenil: Ricardo Azevedo; - Autora Local: Rosa Maria de Britto Cosenza; - Professora: Maria Ester de Souza; - Patrono: Chaim Zaher. País homenageado: Portugal. As atividades da 17ª Feira Nacional  do Livro de Ribeirão Preto estão sendo realizadas no Theatro Pedro II, Tenda Sesc (localizada na Praça Carlos Gomes), ACI Ribeirão Preto, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, Centro Cultural Palace, Palacete 1922, Praça do Leitor (Praça XV de Novembro), Sede da OAB Ribeirão Preto, Sesc, Shopping Iguate...